domingo, 14 de abril de 2013

Democracia na gestão da escola


O Conselho Escolar cria uma relação entre a instituição e os pais, o que estimula a participação dos mesmos na vida escolar dos filhos





A participação das famílias na educação formal dos estudantes pode ir muito além do acompanhamento de boletins e de conversas com professores. O envolvimento direto dos pais no dia a dia da escola, acompanhando questões ligadas à administração e ao ensino, pode ser vital para a melhoria da educação - e os conselhos escolares são ótimas formas de fazer isso acontecer. 

“Por meio do conselho é possível envolver a comunidade e estimulá-la a acompanhar os estudos dos seus filhos e o que está acontecendo na escola,” conta Maria Luiza Martins Aléssio, diretora de Fortalecimento Institucional e Gestão Educacional do Ministério da Educação. 

Um exemplo bem sucedido é o da escola de educação infantil Sarah Victalino Gueiros, no município de Vila Velha (ES). Com o estímulo da secretaria de Educação do município, os professores do colégio tomaram a iniciativa, convocaram a comunidade e criaram um Conselho Escolar no colégio. Mais de 200 pais participaram das primeiras votações. Agora, os integrantes do conselho deliberam juntos sobre questões que vão do plano pedagógico à merenda servida no colégio. “Sem um conselho, é impossível ter uma escola pública de qualidade”, diz a diretora da escola, Lidia de Vargas Araujo. “Não sei como eu conseguiria trabalhar sem o conselho lado a lado comigo”. 

O Conselho é formado por representantes de todos os grupos envolvidos com a educação: funcionários e professores da escola, pais e outros membros da comunidade. Ao trazer todos os interessados para discussão e tirar as decisões da mão de poucos, ele transforma a escola em um ambiente mais democrático e transparente. 

Reportagem encontrada em: http://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/democracia-gestao-escolar-490189.shtml

6 comentários:

  1. Todos os participantes do cotidiano escolar devem participar das tomadas de decisões, junto com a equipe gestora. Quando a escola permite essa participação, os pais, alunos, funcionários e a comunidade, se sente valorizados e passam a se sentir parte do cotidiano, dando mais valor ao espaço escolar.

    ResponderExcluir
  2. Para ratificar a importância do Conselho Escolar, quero compartilhar o que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei nº 9.394/1996) aponta em seu artigo 14º: Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na Educação Básica, de acordo com as suas peculiaridades e observando os seguintes princípios:

    I - participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;

    II - participação das comunidades escolar e local em Conselhos Escolares ou equivalentes.

    Fonte de pesquisa: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf

    Comentado pela aluna Priscila Pires Diniz dos Santos - 20082208119

    ResponderExcluir
  3. Essa reportagem é muito interessante e importante para nos mostrar a importância de termos uma gestão em que a comunidade e pais de alunos participem dos conselhos escolares de seus filhos para assim termos uma gestão democrática e igualitária p todos.

    ResponderExcluir
  4. Essa reportagem é muito interessante e importante para nos mostrar a importância de termos uma gestão em que a comunidade e pais de alunos participem dos conselhos escolares de seus filhos para assim termos uma gestão democrática e igualitária p todos.

    Comentado pela aluna ISABEL NOGUEIRA RUBIM - 10212080100

    ResponderExcluir
  5. A gestão democrática oferece a todos os integrantes da comunidade escolar (docentes, discentes, equipe diretiva, equipe pedagógica, pessoal de apoio, familiares, enfim, de uma maneira ou de outra todos têm direito e oportunidade de contribuir para a construção de uma escola mais interativa que promova uma educação de qualidade e propicie o exercício da cidadania.

    Aluna: Patrícia de Lima Vieira Prote
    Matrícula: 11112080263

    ResponderExcluir