segunda-feira, 15 de abril de 2013

Vamos analisar essa tirinha que serve para identificarmos a problemática de muitas escolas.  Aproveite para sugerir qual deveria ser o papel do Orientador Educacional nesta realidade.



3 comentários:

  1. Em 1969, predominava-se ainda o modelo tradicional de ensino, onde o professor "depositava" no aluno seus conhecimentos de forma descontextualizada e, através de avaliações, principalmente provas e testes, verificava se ele adquiriu o saber transmitido. Se o aluno não correspondesse às expectativas do docente, ele era duramente cobrado pelo mesmo e por seus pais.
    O segundo quadrinho retrata a realidade de muitas escolas, onde o professor tem sido responsável e cobrado acerca do desempenho do aluno. Muitos pais não acompanham a educação de seus filhos, não participam da vida escolar dos mesmos e só comparecem à escola para questionar a nota baixa ou a reprovação deles.
    Desse modo, o orientador educacional deve atuar de forma a auxiliar o estudante em seu desenvolvimento pessoal, detectando os problemas que têm afetado o seu aprendizado. É necessário que ele dialogue com os responsáveis, mostrando que o sucesso da educação de seus filhos depende também da participação ativa deles nesse processo.
    O orientador educacional deve buscar meios, junto com a família, para que o espaço escolar seja favorável aos educandos.

    Comentado pela aluna: Priscila Pires Diniz dos Santos
    Matrícula: 20082208119

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    1. Concordo plenamente com a colega Priscila,porém infelizmente não são todas as escolas,aliás, a agrande maioria,não contam com a contribuição do trabalho do orientador educacional que é de grande importância no desenvolvimento da vida escolar dos alunos.Vergonhosamente, o descaso começa pelos órgãos públicos representados por pessoas (ligadas aos setores do governo e à secretarias de educação) incompetente e sem o menor interesse e comprometimento com a melhoria da educação.
      É imprescindível que os pais tenham esclarecimentos e orientação para participarem da vida escolar dos filhos, poi somente quando houver uma parceria séria entre governos, comunidade escolar, família e sociedade, Haverá mudanças para melhor na área da educação.
      Eliziane de Azevedo

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  2. A sociedade vem gradativamente sofrendo transformações e consequentemente o conceito de educação também. Como podemos observar na tirinha acima, houve tempos em que o professor era visto como único detentor do conhecimento e ao aluno cabia o papel de mero receptor e se o aluno não aprendesse a culpa era somente dele, essa visão era compartilhada até mesmo pela família. Nos dias atuais temos uma visão diferenciada: o aluno é co-construtor de conhecimentos e temos um certo espaço para diálogos, pelo menos existe essa possibilidade. Mas infelizmente, a escola na maioria das vezes não pode contar com o apoio das famílias e as causas dos problemas existentes dentro da sala de aula são, normalmente atribuídos, pelas famílias, ao professor: Se o aluno não aprende a culpa é do professor e bem sabemos que cada um tem sua parcela de culpa. É nesse momento que o orientar educacional se faz mais do que necessário, pois é ele quem vai intermediar a solução para conflitos. Sabemos que o orientador não conseguirá resolver os problemas sozinho, mas acreditamos que ele seja uma peça chave nessa questão.
    Comentário feito por Patrícia de Lima Vieira Prote - Matrícula: 11112080263.

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