quinta-feira, 25 de abril de 2013

Orientação Educacional



Aluna Priscila Diniz

3 comentários:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=5WEX6KL9GBQ


    Também postei um vídeo sobre o papel do Orientador. Gostaria que visualisassem. Cliquem no endereço acima com o botão direito e acessem.

    Postador por Patrícia de Lima Vieira Prote
    Matrícula: 11112080263

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  2. A partir dos vídeos acima podemos concluir que cabe ao orientador educacional juntamente a outros profissionais da escola, participar da construção do planejamento a fim de promover aprendizagem significativa proporcionando, sempre que possível, a participação da família e da comunidade nas ações que auxiliam no desenvolvimento do processo educativo.
    Aluna: Patrícia de Lima Vieira Prote
    Matrícula: 11112080263

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  3. Aproveitei para postar um artigo sobre o papel do Supervisor Escolar:

    O PAPEL DO SUPERVISOR E A PRÁTICA PEDAGÓGICA

    Libâneo, (2002, p. 29,30) ressalta a importância da prática pedagógica para educadores e implica vários conceitos empíricos para tal prática; sendo que formalmente considera-se o "pedagógico" como um dos processos educativos, metodológicos ao modo de ensinar. Desse modo, percebe-se que é um campo de conhecimento que trata sobre a problemática educacional visualizando sua totalidade e historicidade e, ao mesmo tempo, uma diretriz orientadora da ação educativa.
    Portanto, o supervisor constitui-se em um agente de mudanças, facilitador e mediador, oportunizando uma relação de harmonia entre os interlocutores da instituição. Sua prática não deve está dissociada da teoria e nem a teoria da prática. Conforme aponta a seguir Houssaye, citado por Libânio (2002, p. 35):

    Por definição, o pedagogo não pode ser nem um puro e simples prático nem um puro e simples teórico. Ele está entre os dois. A ligação deve ser ao mesmo tempo permanente e irredutível, porque não pode existir um fosso entre a teoria e a prática. É esta abertura que permite a produção pedagógica. Em conseqüência, o prático em si mesmo não é um pedagogo, é mais um utilizador de elementos, de idéias ou de sistemas pedagógicos. Mas o teórico da educação; pensar o ato pedagógico não basta. Somente será considerado pedagogo aquele que fará surgir um "mais" na e pela articulação teoria e prática na educação.

    Saiba mais em:

    http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/o-papel-do-supervisor-escolar-e-sua-acao-pedagogica-nas-series-iniciais-3220554.html

    Aluna: Patrícia de Lima Vieira Prote
    Matrícula: 11112080263

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